Os principais arquétipos para a criação de personagens

Antes de tudo, vamos descobrir o que é um arquétipo?

Arquétipo é o primeiro modelo ou imagem de alguma coisa, antigas impressões sobre algo. É um conceito explorado em diversos campos de estudo, como a Filosofia, Psicologia e a Narratologia  http://pt.wikipedia.org/wiki/Arqu%C3%A9tipo

Como vimos, arquétipo é um esboço sobre algo. Para a narratologia ( que é o campo de estudo que nos interessa) um arquétipo é um rascunho com características básicas essenciais que formam um resumo de uma determinada personalidade.

No processo de elaboração de um personagem, arquétipos são ferramentas tão importantes quanto é o martelo para um carpinteiro. Elas servem como ponto de partida na hora de desenhar o perfil de um protagonista, coadjuvante, antagonista ou componente dramático.

Victoria Lynn Schmidt foi quem melhor reuniu os principais arquétipos masculinos e femininos. Naturalmente existem outros, mas creio que o trabalho de Schmidt aborde 99% dos perfis que encontramos em obras de ficção, tanto na literatura quanto no cinema.

1. Executivo
É uma figura extremamente racional e metódica. Têm suas próprias regras sobre tudo. Viciado em trabalho e têm como objetivo o sucesso pessoal, colocando-o acima das amizades e da própria família. Como passa mais tempo na sua vida profissional do que familiar, não dá um bom marido ou pai. É o arquétipo clássico do detetive. Exemplos: Sherlock Holmes, Dr. Spock (Jornada nas Estrelas), Hercule Poirot (Agatha Christie), Tio Patinhas e Dr. House.

2. O industrial

Têm características parecidas com as do Executivo, mas cruzou a fronteira do tolerável. É um estrategista e manipulador. Não mede esforços para conseguir o que quer. Considera cada pessoa como um mero peão de xadrez. Exemplo: Ebenezer Scrooge (Um Conto de Natal de Charles Dickens).

3. O Herói

É o clássico protagonista de coração puro. Nobreza e lealdade são os seus lemas . Gosta de fazer com que todos a sua volta se sintam bem e protegidos. Geralmente é um pouco esquentado e gosta mais de bater do que pensar. Procura fazer as mulheres se sentirem especiais. Exemplos: Super-Homem, Rocky Balboa, John Mclane (Duro de Matar).

4. O Destruidor

Não gosta de proteger, mas destruir. Gosta de sangue e brigas. Sempre age por impulso e é completamente imprevisível. A vida pode se assemelhar a um jogo. Exemplo: Tony Montana (Scarface).

5. O Recluso

Gosta da solidão. Pode ter uma vida interior privilegiada e um espírito criativo, que utilizado de forma exagerada leva o personagem a se perder em suas próprias fantasias. Geralmente não acredita em Deus. Passa a maior parte do tempo entre bebida e livros, estudando e considerando ideias. Seus relacionamentos geralmente são direcionados pela mulher, líder da relação e geralmente, motivo de perdição para sua vida já debilitada mentalmente. Exemplo: Fox Mulder (Arquivo X), Victor Frankenstein, Dr. Jekyll, Dr. House.

6. O Bruxo (lado negro do Recluso)

Busca o conhecimento para fazer o mal aos outros e ao ambiente, sendo altamente egoísta. O extremo do solitário, buscando evitar pessoas. Exemplos: Drácula, Dr. Hannibal Lecter (Silêncio dos Inocentes), Homem de Preto (A torre Negra)

7 . O Bobo da Corte

É o adulto que nunca cresceu. Ama piadas, e faz amigos por onde passa. Geralmente não possui a inteligência como principal característica sendo um pouco lesado. Adora ser o centro das atenções. Exemplos: Joey Tribbiani (Matt Leblanc em Friends), Cosmo Kramer (Michael Richards em Seinfeld).

8. O cartomante

Mora nas ruas. Rouba, mendiga e engana as pessoas. Têm boa conversa e por isso sabe manupular. Exemplo: Randle Patrick (Jack Nicholson em Um Estranho no Ninho).

9. O feminista

Têm fascinação pelas mulheres. Valoriza as amizades feminias e enxerga a mulher como ser superior. Pode ser afeminado ou não. Exemplos: Shakespeare (Joseph Fiennes em Shakespeare Apaixonado), Jack Dawson (Leonardo DiCaprio em Titanic).

10. O Sedutor (lado negro do Homem das Mulheres)

É aquele que vive para arruinar a vida das mulheres. Pode possuir obsessão em relação a uma mulher que não lhe dá atenção e gosta de destruir corações, pisoteando sentimentos após a conquista.

11. O predestinado

É o ser supremo enviado por alguma divindidade para cumprir uma missão superior e salvar a terra. Também é o herói que acredita ser destinado a fazer algo. Exemplo: Jesus Cristo, Luke Skywalker (Guerra nas Estrelas), Neo (Matrix), Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Robin Hood, William Wallace (Coração Valente).

12. O Justiceiro

Sua palavra é a lei, porém não é um vilão no sentido de ganhos pessoais pois acredita que está fazendo o melhor para seus seguidores. Gosta de quebrar o ego das pessoas e humilhá-las para depois convertê-las. Exemplo: Charles Kane (Orson Welles em Cidadão Kane), Darth Vader (Guerra nas Estrelas).

13. O Artista

É o gênio incompreendido. Têm um espírito artístico inestimável. Possui grande talento, mas não consegue se relacionar com outras pessoas, explodindo em fúria contra quem o cerca e com muita frequência. É inseguro e frequentemente demonstra insatisfação. Exemplo: Vincent Van Gogh, Mozart (Tim Hulce em Amadeus).

14. O Abusado 

É pessoa frágil psicologicamente, não controlar suas emoções se tornando uma pessoa volátil e extremamente vingativa, ultrapassa todos os limites descontando com violência sua frustração em todos ao redor. É o homem que espanca a mulher e logo em seguida envia flores com pedidos de desculpa.

15. O Rei

É aquele que necessita de um "reino" para controlar. Geralmente é um político ou um chefe, vivendo em excesso. Ama dominar. Não consegue enxergar todo o problema e ignora os detalhes e as emoções. Quando fracassa busca preencher o vazio com bebidas e sexo. Exemplos: Rei Artur, Júlio César.

16. O Ditador (lado negro do Rei)

Quando a vontade de dominar se torna uma obsessão e o personagem passa a desejar mais e mais controle sobre seus subordinados, querendo ser um semideus e controlar o destino e vida dos outros. É capaz de fazer leis sem sentido apenas para demonstrar seu poder, e pode ser passivo-agressivo, geralmente deixando a pessoa cometer um erro para depois puni-la. Exemplos: Don Vito Corleone (Marlon Brando em o Poderoso Chefão), Don Michael Corleone (Al Pacino em o Poderoso Chefão). 


PRINCIPAIS ARQUÉTIPOS FEMININOS (Victoria Lynn Schmidt):


1. A Musa Sedutora

Mulher forte que sabe o que quer, de sexualidade aberta. Gosta de ser o centro das atenções, mas teme a rejeição. Exemplo: Cleópatra, Scarlett O'Hara (E o Vento Levou).

2. Femme Fatale (lado negro da Musa Sedutora)

Usa suas qualidades, geralmente físicas, para controlar e manipular os homens. Seu corpo é uma arma. Exemplos: a figura da Femme Fatale foi praticamente criada por Barbara Stanwick no clássico noir Pacto de Sangue, onde ela interpreta Phyllis Dietrickson, seduzindo um vendedor de seguros com o objetivo de matar o seu marido. Outros bons exemplos são Catherine Tramell (Sharon Stone em Instinto Selvagem), Alex Forrest (Glenn Close em Atração Fatal), Elsa Bannister (Rita Hayworth em A Dama de Xangai), Madeleine Elster (Kim Novak em O Corpo que Cai).

3. A Amazona

É a feminista, que possui um lado masculino tão forte quanto o feminino. Geralmente é apaixonada pela natureza e é selvagem, valorizabdo a liberdade. Prefere amizades femininas, mas por muitas vezes afastar as mulheres acaba tendo mais amigos homens. Exemplos: Xena a Princesa Guerreira (Lucy Lawless), Sarah Connor (Linda Hamilton em Exterminador do Futuro 2), Mulher Maravilha.

4. A Górgon (lado negro da Amazona)

As Górgons na mitologia grega são as monstras com garras que transformam os seres vivos em pedra apenas com o olhar. A medusa seria uma górgon. É uma mulher agressiva, que age como uma ditadora e faz qualquer coisa para ajudar outra mulher. Possui uma fúria cega e insana.

5. A Filha do Pai

É a mulher que luta para ser igual um homem, e provar que é tão boa quanto um (diferente da Amazona, que luta pela mulher e não se importa em se encaixar no mundo masculino). Sempre argumenta contra a causa feminina e fica ao lado dos homens, querendo ser "um deles". Vê as próprias mulheres como um sexo frágil. Exemplos: Dana Scully (Gillian Anderson em Arquivo X), Clarice Starling (Silêncio dos Inocentes por Thomas Harris), Elizabeth I (Cate Blanchett em Elizabeth).

6. A Traiçoeira (lado negro da Filha do Pai)

Atropela os outros para atingir seus objetivos e quer chegar ao topo a qualquer custo, utilizando para isso sua inteligência. Se sente totalmente devastada por não poder fazer parte do grupo masculino que parte para a vingança. Exemplos: Margo Channing (Bette Davis em A Malvada), Miranda Priestly (Meryl Streep em O Diabo Veste Prada).

7. A Cuidadora

É a mulher que tem o senso de obrigação de cuidar de alguém, colocando sempre os outros na sua frente. Geralmente possui uma profissão médica e normalmente não se importa muito com a moda e nem com a beleza (geralmente sua beleza está escondida). É o arquétipo da mãe e esposa protetora, mas que possui muitas fragilidades. Exemplos: Madre Teresa de Calcutá, Bela (de a Bela e a Fera).

8. Mãe hiper-controladora (lado negro da Cuidadora)

Quando o desejo materno de proteger foge do controle. É a mãe que envenena o filho para poder depois cuidar dele. Provavelmente raptaria uma criança só para poder cuidar dela. É a mestra em infligir e impor culpa nos outros, apenas para que esses não saiam de casa e fiquem sob seus "cuidados". Pode estimular um complexo de inferioridade no filho. Pensa que os outros não podem viver sem ela quando na verdade ela é que não pode viver sozinha, exagera quando está machucada ou tem alguma necessidade, se fazendo sempre de vítima. Exemplos: Enfermeira Ratched (Louise Fletcher em Um Estranho no Ninho).

9. A Matriarca

É a mulher que está no comando, muito forte, e comprometida, fiel e amorosa. Faz tudo para sua família e exige respeito. Nunca abandona a família e é a esposa perfeita e devota. O seu momento mais inesquecível é o dia do seu casamento. Exemplo: Aurora Greenway (Shirley MacLaine em Laços de Ternura).

10. A Desprezada (Lado negro da Matriarca)

É a mulher que sofre abandono pela família mesmo fazendo de tudo por ela. Pode fazer de tudo para recuperar seu marido e o comando da situação, sempre achando que seu casamento tem solução. Se o marido tem uma amante, a culpa é da amante e não dele.

11. A Mística

É a mulher de paz e misticismo, que ama ficar sozinha com seus pensamentos. Tem uma mente forte e escolheu uma vida espiritual ao invés de casamento ou desejos terrenos. É um espírito livre que vive em seu próprio mundo. Exemplos: Phoebe Buffay (Lisa Kudrow em Friends), Annie Hall (Diane Keaton em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa)

12. A Traidora (lado negro da Mística)

É a velhinha que envenena o marido, onde por trás de uma aparência bondosa se esconde grande maldade. Acredita que ninguém verá o seu lado verdadeiro. Geralmente causa enorme decepção para as pessoas em sua volta quando estas descobrem a verdade.

13. O Messias Feminino

O Messias é o arquétipo de um andrógeno, e as versões masculinas e femininas são praticamente idênticas. São personagens que tem uma forte causa relacionada a um grupo amplo de pessoas. Essa causa não precisa ter necessariamente conexão com algo divino. Pode facilmente conter outros arquétipos. Tem uma força interior que nunca morre e sempre se sacrificará pelos outros. Exemplos: Joana D'Arc, Maria de Nazaré, Dama do Lago (Mitologia Arturiana), Galadriel (Senhor dos Anéis por J.R.R. Tolkien), Trinity (Carrie-Anne Moss em Matrix).

14. A Destruidora (lado negro do Messias Feminino)

Não é uma vilã no sentido simples do termo. É uma vilã no sentido de proteger a qualquer custo o bem maior (como jogar bombas atômicas para acabar com a Guerra). Vê o mundo em preto e branco e muitas vezes provoca mais malefícios do que bondades. Humilha a pessoa para depois convertê-la a sua causa.

15. A Donzela

Vive uma vida charmosa e alegre e não se preocupa com problemas dos dia-a-dia. É uma mulher que corre muitos riscos pois se acha invulnerável. Dificilmente se estressa. Pode ser uma mulher nos 40 que ainda age como uma garotinha, e no fundo não quer crescer, vivendo em um mundo onde casamento, filhos e responsabilidade não ocupam um lugar de destaque. Gosta de depender dos outros e adora variedade e festas. Exemplos: Lady Guinevere (Mitologia Arturiana), Sandra Dee (Olivia Newton John em Grease), Julieta (de Romeu e Julieta por William Shakespeare).

16. A Adolescente problema (lado negro da Donzela)

Mulher fora de controle, obcecada com festas, drogas, sexo e fazendo tudo em excesso. Nunca aceita a responsabilidade pelos erros cometidos e não possui moral e ética. É depressiva, egoísta e invejosa. É irresponsável e se acha acima da lei.