De todos os elementos que compõem uma história, o personagem é sem dúvida o mais importante de todos.
Ignorar sua relevância significa abrir mão de narrativas envolventes, produzindo resultados toscos e pouco atrativos.
Costuma-se dizer que quanto mais profundo, mais fascinante é um personagem. O escritor deve empreender todos os seus esforços na criação de personagens densos, que combinam diferentes experiências de caráter e conflitos. A imprevisibilidade deve reinar sobre a vida dos seus personagens e seu quotidiano deve estar sujeito a constantes pertubações.
Personagens devem mudar durante a trama; se para melhor ou para pior, não importa, o fato é que os agentes de sua história devem passar por provações que resultem em transformações de caráter e consciência sobre o próprio meio. Contudo, esta mudança não deve ser aceita com facilidade. Nenhuma escolha deve ser fácil.
Existem, basicamente, três tipos de resistência que seus personagens podem enfrentar ao longo da jornada: resistência pessoal, social e mental.
Resistência pessoal
É o embate direto entre o desejo de dois personagens. Um personagem tenta dificultar as escolhas do outro porque elas são antagônicas. Escolher um caminho significa abrir mão do outro.
Para visualizar, imagine um rapaz que deseja ir para uma faculdade de moda quando sua mãe sonha que ele se forme médico ou advogado. Se persistir em suas escolhas, o filho irá ter de arcar com o desgosto da mãe.
Resistência social ou cultural
É a resistência imposta pelos valores dominantes no meio social e cultural do seu personagem. Geralmente é relacionado ao preconceito e é muito comum em histórias de amor quando dois jovens de classes sociais se apaixonam e um deles precisa abdicar de toda uma vida em nome do amor.
Resistência mental, psicológica ou íntima
São os conflitos internos. Trata-se do antagonismo que existe entre o personagem e seu próprio eu. É o confronto entre dois valores pessoais. Para prosseguir, o personagem precisa enfrentar os próprios fantasmas, tais como o medo e a insegurança.