Inicialmente, a ideia era explicar todos os conceitos em um único post. Todavia, percebeu-se que isto seria impossível. Cada etapa do planejamento de uma história possui uma vasta gama de outros conceitos que merecem posts únicos afim de melhorar a didática sobre o assunto.
Neste post vamos nos limitar a noções básicas sobre ideia, conflitos, personagens e estrutura de um texto. Lembrando, mais uma vez, que cada um deste tópicos será objeto de estudo individual futuramente.
Ideia
Toda história sempre começa com uma ideia. Trata-se de um pensamento do autor, oriundo de um fato ou acontecimento, que despertou naquele a vontade e a urgência de relatar determinada história. Uma ideia é apenas um pensamento abstrato e muitas vezes confuso. Na maioria das ocasiões é um amontoado de ligações sem qualquer razão lógica.
Ideias podem surgir espontaneamente ou através de exercícios específicos de tempestade cerebral.
Identificar boas ideias é um dos grandes desafios do escritor. A maioria delas é sutil demais para ser "capturada" de forma tão racional. De toda forma, futuramente, falaremos sobre ideias em posts próprios e mais longos.
Identificar boas ideias é um dos grandes desafios do escritor. A maioria delas é sutil demais para ser "capturada" de forma tão racional. De toda forma, futuramente, falaremos sobre ideias em posts próprios e mais longos.
Conflitos
Toda história deve ser definida através de um conflito inicial. Este primeiro conflito é chamado de conflito-matriz. Se por um lado a ideia é um conceito abstrato, o conflito deve necessariamente ser expresso através de uma forma concreta - ou seja - por meio de palavras.
Começa aqui o processo de escrita. Devemos imaginar toda a história através de um esboço representado por única frase conhecida como Story-line.
Por exemplo: "A história conta as aventuras de um garoto de nove anos que foge de casa em busca do papai-noel". Apesar da simplicidade ( e é até um pouco tosca) esta frase contém todo o conflito e a intriga de nossa história. Através dela conseguimos imaginar um bocado de supostas aventuras, personagens e cenários que vão fazer plano de fundo ao protagonista.
Por exemplo: "A história conta as aventuras de um garoto de nove anos que foge de casa em busca do papai-noel". Apesar da simplicidade ( e é até um pouco tosca) esta frase contém todo o conflito e a intriga de nossa história. Através dela conseguimos imaginar um bocado de supostas aventuras, personagens e cenários que vão fazer plano de fundo ao protagonista.
Uma boa story-line é curta e concisa. É recomendado que não ultrapasse 5 linhas. Através deste primeiro conflito é que vamos ter uma noção de que história estaremos a contar.
Personagens
A terceira etapa é para muitos a mais importante de todas. A criação dos personagens representa, basicamente, a criação da história, pois é a partir dos personagens que ela surge. Os personagens são o ponto de atenção imediato do leitor. É com os personagens que ele irá se identificar. Através dos personagens o leitor poderá dizer se sua história foi boa ou não.
O escritor deve conhecer a fundo seus personagens. Isto significa ter conhecimento sobre passado, presente e futuro; ver a fundo a alma de suas criações. O escritor conhece (ou deveria conhecer) um personagem muito melhor do que o leitor mais atento. Quem lê uma história vê apenas a ponta de iceberg muito profundo. Todo o restante, encoberto por águas, é de conhecimento exclusivo do escritor.
A criação de uma personagem começa com um processo criativo chamado de sinopse. Uma sinopse nada mais é do que uma maneira de situar um personagem no tempo e espaço de um história. Ela deve abordar quatro aspectos:
- Quando começa a história?
- Quem é seu personagem?
- Como ele se desenvolve no conflito?
- Como ele acaba ao fim do conflito?
Sinopses geralmente não são tão curtas quanto seu nome sugere. Algumas podem ser maiores do que o próprio livro. Mas em linhas gerais, ela pode ser exemplificada da seguinte maneira:
" Minha história começa no natal de 1999. Carlinhos é um garoto de nove anos... Seu pai lhe diz que papai-noel não existe... Carlinhos então chora bastante... Ele foge de casa... Na praça do centro... Ele encontra enfim o papai-noel que o leva para casa."
" Minha história começa no natal de 1999. Carlinhos é um garoto de nove anos... Seu pai lhe diz que papai-noel não existe... Carlinhos então chora bastante... Ele foge de casa... Na praça do centro... Ele encontra enfim o papai-noel que o leva para casa."
Na sinopse, a descrição do caráter do personagem é fundamental. Em outras palavras, a sinopse é um livro a parte, é sua história do ponto de vista de um único personagem.
Estrutura
A quarta etapa consiste na construção de uma ação dramática. Você já possui um conflito básico e personagens que farão parte deste conflito. Certo? Adiciona-se então a palavrinha "como". Como estes personagens vivenciarão este conflito? De que forma você pretende contar a sua história?
Para tanto, é preciso edificar uma estrutura. Todos os conflitos e personagens precisam ser amarrados através de ligações lógicas expressas em palavras, frases, parágrafos, cenas e capítulos. Assim, sua história deve ser composta por sequências imprecisas, composta por cenas e capítulos determinadas pelas alterações de espaço e participação dos personagens.
Criar uma estrutura é a tarefa mais difícil de todo o processo criativo de um escritor. Desenvolva o esboço da estrutura completa do que irá ocorrer durante os desdobramentos. Defina cada sequência, o que heróis e vilões tem a ganhar e perder, mostre como cada evento impactou suas personagens.