Como escrever um livro passo-a-passo?

Se você chegou a este blog é porque possui o objetivo de aprender a escrever histórias fascinantes e envolventes. Acontece que escrever bons enredos não é uma tarefa fácil. Ao contrário do que muita gente pensa, não existe uma fórmula ou um "passo-a-passo".

Escrever é um processo e não um procedimento. Não existe uma maneira metódica de se proceder e nem seria possível já que estamos a falar de algo extremamente abstrato e subjetivo.

Todavia, de maneira geral, a maioria dos escritores segue um padrão que diz respeito não ao processo criativo em si, mas ao planejamento de um novo livro. Trata-se do desenvolvimento de diversos conceitos dentro de etapas diferentes. Quais sejam:

  1. Ideia
  2. Conflito
  3. Personagens
  4. Ação dramática ou drama
  5. Unidade dramática ou estrutura


Alguns escritores preferem deixar com que as coisas aconteçam naturalmente, escrevendo por instinto e sem se preocupar com apontamentos e reflexões iniciais sobre a própria história. Como já foi dito, não existe uma receita magistral para o desenvolvimento de boas histórias. Não existe um jeito certo ou errado de se escrever. mas  particularmente, eu não recomendo este método.

Uma história de ficção é um quebra-cabeças tanto para quem lê quanto para quem escreve. Não é incomum que o escritor se perca nas próprias ideias de personagens, conflitos, etc. Isto é particularmente verdade em obras mais extensas com um número maior de personagens, tramas, conflitos e cenários.

Por isso, vamos adotar neste blog a teoria do planejamento clássico de um enredo. Primeiro vamos trabalhar o desenvolvimento da ideia; depois, vamos partir para a criação de conflitos e personagens; em seguida, trabalharemos o drama e a estrutura da história.