Os quatro pilares de um personagem

Os personagens tradicionais da literatura clássica se baseiam em quatro pilares: unidade dramática, ponto de vista, mudança e atitude.

A unidade dramática engloba o conflito-matriz e como o personagem lida com os antagonismos na trama. Um personagem precisa resolver, tentar ganhar ou terminar alguma coisa durante a história. 

Seu ponto de vista o permite interpretar e refletir sobre o mundo que o cerca. Geralmente, muda ao decorrer do enredo ensejando mudanças e transformações pessoais. Por fim, o personagem adota uma atitude positiva ou negativa sobre aquele mesmo ponto de vista.

Roland, personagem do livro "O Pistoleiro" de Stephen King é um bom exemplo de trabalho que envolve os quatro pilares de um personagem. A história já começa com a inserção do conflito matriz - qual seja, perseguir e capturar o homem de preto. Durante a trama, Roland reflete sobre sua própria vida. Em vários momentos King oferece ao leitor flash-backs do passado do protagonista, o que permitem o leitor entender melhor os conflitos internos do bravo pistoleiro. Por fim, já no desfecho do livro, Roland toma uma atitude positiva sobre vários fatos narrados nas páginas anteriores, o que dá a obra condições de se tornar uma série de vários volumes que viriam a ser publicados anos depois.

A atitude do personagem pode ser ainda reversa ou inversa. Reversa - geralmente - é a atitude do vilão que se arrepende. Inversa é o contrário. Trata-se do mocinho que após refletir sobre os próprios conflitos se torna mau.

Esta reviravolta na personalidade do personagem é um gancho perigoso porque o escritor corre o risco de não dar a história um final conclusivo, fazendo com que o leitor tenha aquele sentimento de ter sido enganado. Por isso, além das atitudes positivas/negativas, é mais comum que o personagem tenha uma atitude crítica ou inocente. A primeira diz respeito ao momento em que o personagem conclui com desprezo tudo que fez no passado, mas sem dar margens para novas especulações. A segunda hipótese é quando o personagem se mantém neutro e a história é concluída normalmente.

Concluindo:

  • Quatros pilares de um personagem: unidade dramática, ponto de vista, mudança e atitude.
  • A atitude do personagem pode ser ainda reversa ou inversa, crítica ou inocente.
  • Reviravoltas na personalidade do personagem é um gancho perigoso porque o escritor corre o risco de não dar a história um final conclusivo.