Um conflito têm duas qualidades essenciais: correspondência e motivação. Ambas devem ser incorporadas na história de forma a criar um sentimento de empatia e identificação entre o leitor e o personagem.
O problema do personagem deve refletir também na figura do leitor. Quando o personagem está diante de um conflito crucial - com a corda no pescoço, prestes a ser enforcado, por exemplo - o leitor deve sentir a mesma aflição, como se o personagem fosse.
Desta forma, a cumplicidade que o leitor têm para com algum dos personagens de uma história é chamada de correspondência do conflito. É quando o leitor corresponde emocionalmente a um a determinada cena.
Esta cumplicidade carece ainda de uma justificação, pois todo conflito precisa de uma razão de ser. Em outras palavras, a motivação é a dose de realidade e verossimilhança que o escritor dá ao conflito-matriz e aos conflitos secundários de seu romance.
Resumo da obra:
- Um conflito têm duas qualidades essenciais: correspondência e motivação.
- A cumplicidade que o leitor têm para com algum dos personagens de uma história é chamada de correspondência do conflito.
- A motivação é a dose de realidade e verossimilhança que o escritor dá ao conflito-matriz e aos conflitos secundários de seu romance.