Toda história começa com a definição de um conflito-matriz expresso em uma Story-line. O conflito-matriz é o grande dilema na vida de seu protagonista, é a consequência de seu cotidiano perturbado. É um desafio que ele precisa vencer. O final de uma história - se positivo ou negativo para a personagem - varia conforme a maneira que o protagonista lidou com seu conflito-matriz.
Dentro de um conflito-matriz existem ainda uma quantidade variável de conflitos secundários. São estes conflitos que de fato dão vida a história.
Para visualizar melhor, o conflito-matriz é a princesa raptada. O Herói precisa salvar a garota - este é o seu objetivo dentro da trama. Os conflitos-secundários, por outro lado, são aqueles que surgem dentro do conflito principal. Em outras palavras, é o Dragão que protege a torre.
Os conflitos secundários seguem a mesma fórmula de criação de uma Story-line. Após embarcar no conflito-matriz, com sua situação quotidiana já alterada, o personagem se vê diante de um fato novo que o obriga a fazer alguma coisa. Apenas após vencer um conflito secundário é que o escritor pode o confrontar o protagonista com um fato novo.
Este é um exemplo de Story Line com uma série de conflitos-secundários ligados a um conflito matriz.:
- Mario é um super-herói. O Dragão raptou sua amada. Depois de muto lutar, ele consegue salvar a princesa
- Após o Dragão raptar sua amada - que é o conflito-matriz - poderá surgir um série de conflitos secundários:
- Mario precisa salvar a princesa. Ele viaja até sua torre, mas antes deve passar por um deserto. Ele consegue atravessar o deserto.
- Chegando diante da torre, Mário precisa subir a imensa construção. Ele faz uso das plantas trepadeiras que crescem entre os tijolos e escala até a janela mais alta
- E assim por diante...